EU DIGO:

SERÃO SEMPRE BEM-VINDOS AO MEU ESPAÇO.
MUITO OBRIGADA PELA VOSSA VISITA

.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Reutilizar.org É Simples, Fácil e Genial !


"Ver muito e ler muito aviva o engenho do homem."

Miguel Cervantes


Quando era pequeno lia e relia os livros do ensino primário da minha mãe e dos meus tios maternos. Os livros tinham na 1.ª página o nome dos meus familiares e notava-se claramente que tinham passado por todos ou pela maioria deles.

Quando saí de Loriga, notei que todos os anos tinha de ter livros novos. Notei igualmente que os meus colegas, com outros professores, mas as mesmas disciplinas, tinham livros diferentes dos meus.

Houve um ano, na minha passagem pelo ensino secundário que graças ao meu pai, consegui obter livros emprestados de uma biblioteca alfacinha, que me fizeram poupar bastantes trocos, mas apenas a uma disciplina.

Todos os anos, os livros mudam e mudam os programas escolares. Desde que entrei para a classe do Senhor Professor Coutinho, em Loriga, que oiço falar em Reforma do Ensino e cada vez mais vejo pessoas, que mais do que conhecimento, demonstram falta de criatividade e ginástica mental para resolverem problemas e ultrapassarem os vários desafios da vida.

Aplaudo assim o projecto reutilizar.org e faço votos para que a sociedade portuguesa, europeia e a humanidade no geral se una e crie mais ideias e formas de crescimento dos valores comuns.

Partilho o texto de Henrique Trigueiros Cunha e espero que nas cidades de Lisboa, Guarda, Seia, na vila de Loriga e noutras tantas terras, ideias iguais possam surgir, bem como, pessoas receptivas a este interessante projecto.

*

https://sites.google.com/site/reutilizarorg/ 

“Pouco a pouco temos conseguido construir um movimento sólido, credível e consequente, capaz de passar eficazmente a sua única mensagem - os Portugueses querem Reutilizar os seus livros escolares e esta deve ser uma prática Universal em Portugal!

A este movimento juntam-se diariamente centenas de pessoas, umas abrindo novos pontos de troca ou oferecendo-se como voluntários nos bancos existentes, outras partilhando e/ou trocando os seus livros escolares, outras ainda partilhando activamente as nossas boas notícias no facebook e nos seus círculos de amigos e conhecidos (de realçar que a partilha no facebook continua a ser muito importante tendo sido há 1 ano atrás a origem de todo este projecto).

O somatorio de todas estas contribuições fazem o que hoje todo o País já começa a conhecer como Movimento pela reutilização dos livros escolares.

Um movimento de cidadãos para cidadãos, sempre com um discurso positivo e pela positiva, baseado no princípio "eu faço para dar o exemplo" e transversal a todas as classes sociais e económicas.

Ainda assim, depois de umas dezenas de milhar de livros trocados, pouco conseguimos fazer se atendermos ao facto de que no nosso País são usados anualmente mais de 9.000.000 de livros escolares!

Por isso aproveito esta nota para pedir a todos quanto querem ajudar este movimento a atingir o seu objectivo que partilhem incessantemente as nossas notícias e outras informações relevantes que permitam que de uma vez por todas a Reutilização dos livros escolares seja uma prática Universal em Portugal.

(todas as informações estão no nosso site em reutilizar.org)

Obrigado por partilharem também esta nota!”

Henrique Trigueiros Cunha



Sem comentários:

Enviar um comentário