sexta-feira, 2 de junho de 2017

Um presbitério na Beira Alta



Do livro - MÁRIO -
de Siva Gaio - ( Viseu 1830 - Buçaco 1870)
CAPÍTULO I (extracto) - Um presbitério na Beira
Conheceis a Beira Alta?
É uma fértil província, portuguesa de lei, que vê, a leste, a serra da Estrela com as suas neves; a oeste, o Carâmulo com a sua tristeza; ao sul, o Buçaco de gloriosa memória e de mística tradição.
É acidentado o solo, sucedendo-se às pequenas ondulações do terreno as colinas, os cedros e os montes, separados uns dos outros por quebradas e veleiros, onde sussurram as águas, caídas das alturas. (...) Caminhai para leste, vinde comigo. Na fralda dessa Estrela, desse velho Hermínio, vereis unidas a agricultura e a indústria: que dos alcantis da montanha lhes corre a água em torrentes, para em baixo ser transformada em motor económico.
Dizeis-me que estamos em Dezembro de 1828; que tudo agora ali está velado por farto lençol de neve; que atravessa o corpo o frígido vento, que de lá sopra; que toda aquela parte da Beira é como um corpo morto e amortalhado.
Vinde, porém, assim mesmo. A hospitalidade é lá generosa e franca, e na lareira das asas crepitam os cavacos e ramos secos.
Daquela altura parecer-vos-á planície, este imenso espaço até ao Caramulo.
Levar-vos-ei ao presbitério de S. Romão: quereis vir?
É uma casa solitária, de um só andar, bem rasgada por janelas pouco acima do solo. Tem na frente um jardim, que parece guardado por duas grandes olaias, plantadas aos lados da entrada. Sobem-se dois degraus, e dá-se numa sala pequena com três portas ao fundo. À do meio aponta um corredor, sobre o qual se abrem alguns quartos, e que vai terminar em outra saída, atravessando todo o edifício. Às dos lados correspondem duas salas; uma, das visitas; outra, quarto de dormir do actual possuidor.
São oito horas da noite; Dezembro vai no fim, e está nevando (...)

Foto de José Ferreira)
A saudade falou mais alto....

2 comentários:

  1. Querida amiga que lindo momento querida amiga, adorei ,quantas vezes já passei ao lado desta linda casa que você partilhou,muitos beijinhos no coração querida amiga felicidades

    ResponderEliminar
  2. Meu bom amigo. Emanuel,já lá passou e eu já lá brinquei com uma das afilhadas.
    Um forte abraço

    ResponderEliminar