sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

ENVELHECER...




Julio Machado Vaz
Envelhecer

Uma pessoa envelhece lentamente: primeiro envelhece o seu gosto pela vida e pelas pessoas, sabes, pouco a pouco torna-se tudo tão real, conhece o sginificado das coisas, tudo se repete tão terrível e fastidiosamente. Isso também é velhice. Quando já sabe que um corpo não é mais que um corpo. E um homem, coitado, não é mais que um homem, um ser mortal, faça o que fizer... Depois envelhece o seu corpo; nem tudo ao mesmo tempo, não, primeiro envelhecem os olhos, ou as pernas, o estômago, ou o coração. Uma pessoa envelhece assim, por partes. A seguir, de repente, começa a envelhecer a alma: porque por mais enfraquecido e decrépito que seja o corpo, a alma ainda está repleta de desejos e de recordações, busca e deleita-se, deseja o prazer. E quando acaba esse desejo de prazer, nada mais resta que as recordações, ou a vaidade; e então é que se envelhece de verdade, fatal e definitivamente. Um dia acordas e esfregas os olhos: já não sabes porque acordaste. O que o dia te traz, conheces tu com exactidão: a Primavera ou o Inverno, os cenários habituais, o tempo, a ordem da vida. Não pode acontecer nada de inesperado: não te surpreeende nem o imprevisto, nem o invulgar ou o horrível, porque conheces todas as probabilidades, tens tudo calculado, já não esperas nada, nem o bem, nem o mal... e isso é precisamente a velhice.

Sándor Márai, in 'As Velas Ardem Até ao Fim'

6 comentários:

  1. Olá Betinha.A mensagem esta extraordinária porque a vida assim é,o pior é envelhecer a alma quando a solidão se aproxima.
    Beijinhos/Amizade

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola minha amiga!
      Todos sabemos que o pior da velhice é a solidao.
      Pessoalmente aprecio o autor.

      Eliminar
  2. Um corpo corrompido pelas intempéries do tempo ,que o envelhecer seja sempre vivido com a normalidade constante da vida ,muitos beijinhos Betinha ,um lindo fim de semana para você querida amiga .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu amigo.
      Este sábio senhor,sabe o que diz e eu de o ouvir.
      Foi pena tirarem o programa dele.Vou lendo os seus livros.
      beijinhos e bom fim de semana

      Eliminar
  3. O texto é excelente.
    Nem outra coisa seria de esperar do seu autor.
    Mas cada um tem a sua velhice...
    Betinha, tem um bom fim de semana.
    Beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá meu amigo.
      Claro que cada um têm a sua velhice,mas nao lhe altera o nome nem a posição.
      Muito obrigada Nilson
      Bom fim de semana tbm para ti.
      Beijos

      Eliminar